Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

"CARRAPATOS" O QUE ELES CAUSAM !

CarrapatosParasitismo é uma relação direta e estreita entre dois organismos geralmente bem determinados. o hospedeiro é essencial para a continuidade da existência do parasita, que necessita do hospedeiro para se nutrir. Uma característica muito importante do Parasitismo é a adaptação do parasita que se organiza ao modo de vida do hospedeiro.
Os carrapatos são parasitas externos. Eles sobem no animal, fixam-se na pele para sugar o sangue e podem transmitir agentes causadoras de doenças. Quando essa situação ocorrer é preciso buscar um tratamento adequado, o mais rápido possível, conforme orientação do Médico Veterinário. 

                                                     
                                   
                   
    CICLO
  O Carrapato Vermelho do Cão, ou Rhipicephalus sanguineus, é a espécie mais comum de carrapato que infesta o animal. Está perfeitamente adaptado às áreas urbanas, podendo ser encontrado no interior das residências em lugares altos, sem umidade e com baixa luminosidade, como em frestas, rodapés, batentes de porta, atrás de quadros e embaixo de estrados de camas.
Eles se escondem em "ninhos" no ambiente para mudar de fase ou para a fêmea iniciar a postura dos ovos. Depois de sair desse esconderijo, procuram o nosso amigo para se fixar e se alimentar.
                                                          OVOS
Cada fêmea do Carrapato Vermelho do Cão coloca de 3 mil até 4 mil ovos, que vão se desenvolver entre 20 e 60 dias e se transformar em pequenas larvas com 6 pernas.
                                  Doenças que os carrapatos podem transmitir aos cães:
Em altas infestações de carrapatos, nosso amigo pode ficar anêmico. Isso porque, além de se alimentar do sangue, o parasita traz doenças que atacam os glóbulos vermelhos e brancos.
  •  Erliquiose
  • É uma doença infecciosa grave transmitida pelo carrapato do cão. Um parasita pica um cachorro contaminado, numa outra fase pica um animal saudável e transmite o agente da doença. Esse agente é uma bactéria do gênero Ehrlichia, sendo a principal espécie a Ehrlichia canis.
    A Erliquiose tem três fases: aguda (início da infecção), subclínica (geralmente sem sintomas) e crônica (com infecções persistentes). Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.


  • Babesiose
    Transmitida pelo carrapato, é uma doença parasitária decorrente de um protozoário, Babesia canis. Ele infecta os glóbulos vermelhos dos cães e multiplica-se. A febre marca o estágio em que essas células são rompidas e os protozoários se deslocam para outras. Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.






  • Hepatozoonose
    É uma doença transmitida por carrapatos, causada por um protozoário do gênero Hepatozoon. Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.


domingo, 3 de abril de 2011

PORQUE OS CÃES CAVAM BURACOS!


Comum entre os cachorros e muitas vezes encarado como brincadeira, hábito de cavar também pode ser sintoma de algum problema de saúde

Alex Brito
Clique para ver imagem ampliada
Difícil encontrar um cão que não cave buracos. Mesmo que o cãozinho more em um apartamento ou em uma casa que não tenha áreas com terra, assim que consegue dar um passeio em um jardim, começa a cavucar. Embora para muitos cães isto não passe de uma simples brincadeira, é bom ficar atento porque, em alguns casos, pode ser o sintoma de problemas mais sérios.

A veterinária Lúcia Vidal, da clínica SÓS Veterinário, de São José dos Campos, diz que teoricamente os os cães, de todas as raças, gostam de cavucar. Segundo ela, para solucionar o problema desses cachorros é preciso primeiro detectar porque eles estão com este hábito.

Na opinião da veterinária, os cães cavam buracos por várias razões, sendo que a mais comum delas é para se divertir. Neste caso, é necessário educar o cãozinho e mostrar a ele outras opções de diversão e lazer.

"Mas também encontramos razões mais sérias que levam o animal a cavar buracos na terra como, por exemplo, cadelas com pseudo-ciese (falsa gestação) que cavam buracos para se aninhar e dar cria ou, ainda, cães que cavucam buracos porque comem a terra", explica Lúcia.

Segundo a veterinária, cadelas com falsa gestação normalmente estão com alterações hormonais e, muitas vezes, podem apresentar ainda o desenvolvimento de câncer de útero ou mama. "As pessoas tendem a minimizar o problema, achando até bonitinho o fato da cadela acreditar que está prenhe. No entanto, o problema é sério, principalmente porque o distúrbio hormonal causa dores e cólicas", ressalta a veterinária.

Quando o cão cavuca a terra para comê-la pode estar com deficiência de mineral no organismo e, neste caso, deve ser levado ao veterinário.
BRINCADEIRAS - Mas, na maioria das vezes, o cão cava buracos por pura diversão. Por exemplo, cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local predileto para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar.
Outras vezes, os cães cavam buracos porque estão entediados. Como não tem ninguém com quem brincar, ele primeiro se distrai com uma plantinha, até destruí-la e depois começa a cavar um buraco. Raças de cães mais calorentas, também cavam buracos até encontrar terra fresquinha e úmida, onde possam se refrescar.

Mas, muitos cães cavam para esconder a comida ou enterrar pertences preciosos. Cachorros que gostam de enterrar fazem isso com biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. Quando são pequenininhos, cavar buracos pode até ser engraçado mas, quando crescem, é um verdadeiro terror. Neste caso, segundo a veterinária Lúcia Vidal, o melhor é educar e treinar o animal quando ainda é filhotinho.