Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

OPERAÇÃO LABRADOR EM SANTA CATARINA (CATÁSTROFE DE 2008)

A equipe ETOO DOGS Homenageia os integrantes da Força Nacional e cães farejadores que ajudaram no resgate e socorro às vítimas das enchentes em Santa Catarina em 2008. Em 11 dias de operação foram salvas mais de 400 pessoas em áreas isoladas dos municípios de Itajaí, Gaspar, Jaraguá do Sul, Ilhota, Luís Alves e Blumenau. Também foram localizados oito corpos. Os 45 integrantes da Força enviados ao estado pertencem ao Corpo de Bombeiros Militar, especialista em operações de salvamento. A missão recebeu o nome de “Operação Labrador”, por causa da predominância da raça entre os 12 cães que participaram das buscas. Os homens da Força Nacional de Segurança Pública chegaram a Santa Catarina no dia 26 de novembro. O ministro da Justiça daquela época , Tarso Genro, atendeu o pedido do governador Luiz Henrique. Dois integrantes da Força foram atingidos por um deslizamento de terra no morro do Baú, na divisa entre os municípios de Luiz Alves e Ilhota.Os soldados Pithan e Vieira que hoje são sargentos ambos foram promovidos por ato de bravura,pelo governador do estado.

domingo, 8 de abril de 2012

CINOTERAPIA- INCLUSÃO SOCIAL EM ILHÉUS-BA




PROJETO PATAS QUE CURAM




O Projeto Cinoterapia é uma das propostas de atendimento aos alunos do colégio SONHO MEU, pioneira nesta modalidade na cidade de Ilhéus-BA, realizada através da parceria entre a equipe de adestramento ETOO DOGS  e as veterinárias: Drª Isabela Garcia do pet shop PETCETERA  e Drª  Carol  do pet shop DEDAL CATDOG. 
Foi reiniciada dia 21 da abril mais  uma terapia assistida por cães no colégio SONHO MEU, onde profissionais de diversas áreas utilizam este instrumento como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação global do assistido.


Segundo Venturoli (2004) que cita em um dos seus artigos que animais de estimação satisfazem e estimulam várias necessidades humanas,ajudando na saúde física e emocional ao aprendizado intelectual. Pesquisas demostram que pessoas que têm um bicho de estimação estimula rapidamente  habilidades cognitivas e sócio-emocionais.

Os cães do PROJETO PATAS QUE CURAM interagem com os alunos na comunicação e brincadeiras  que facilitam suas convivências e a reabilitação com os demais membros de grupo e ajudam a fazer amizades e encarar e vencer a vida com otimismo .

No Projeto Cinoterapia  em Ilhéus –BA ,  as pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, são estimuladas pela presença de cães e assim conseguem se desenvolver de uma forma mais rápida e eficaz. O cão motivador é conduzido nas sessões por profissionais capacitados e os alunos  acompanhados por profissionais do colégio habilitado, compondo um conjunto de sucesso.  

A Terapia assistida por cães (TAC), Cinoterapia, vem demonstrando ao longo dos tempos ser uma forma de abordagem muito útil e eficaz para a melhora do indivíduo em diferentes quadros de patologias.