Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UM CÃO CEGO, TREINANDO PARA SER GUIA DE CEGOS!


                                          Por: Osmair Manchope.




-Pouco antes de completar 2 anos o adestrador Osmair Manchope observou que o olho esquerdo de Thorben estava esverdeado. Thorben foi levado imediatamente ao seu veterinário, que o encaminhou para um colega de Maringá-PR e, depois, a uma veterinária especialista em oftalmologia. Foi diagnosticado que Thorben tinha uma doença genética na retina, que o levaria gradativamente à cegueira total. Thorben foi levado à Universidade Estadual de Londrina para outra avaliação, mas, infelizmente, o diagnóstico inicial foi confirmado. Thorben ficou cego primeiro do olho esquerdo e em meados de 2011, quase aos (7) sete anos, ficou cego totalmente do olho direito também.

 -O Thorben è um cão muito inteligente, aprende com facilidade, é alegre, brincalhão, carinhoso, muitíssimo dócil. Vai receber na porta todos os familiares que chegam a casa e faz a maior festa. Não gosta de ficar sozinho, está sempre procurando companhia de alguém da casa. 
-Aprendeu a se deslocar dentro de casa, no jardim e no quintal, sabe desviar dos obstáculos conhecidos, pois decorou todas as rotas domésticas. Na garagem desvia dos carros estacionados dando a volta e entra pela porta da sala com facilidade. Não podemos deixar qualquer obstáculo desconhecido em suas rotas (como cadeiras fora do lugar, portas entreabertas) senão, ele pode colidir com eles. A ração e a água ficam sempre no mesmo lugar. 


-Dorme na sala de TV em sua almofada muito fofa, que ele adora. Sabe que não pode subir no sofá e muito menos nas camas, mas, de vez em quando no inverno ele dorme no sofá (ninguém vê, pois quando escuta um barulho ele desce rapidinho, mas ficam os vestígios do crime).



-Adora tomar banho e sabe direitinho o dia da semana que o pessoal do pet-shop vem pegá-lo, pois fica ansioso esperando no portão (achamos que ele deve ter associado o dia que o quintal é lavado, na sexta-feira, c/ o dia do banho). Mas nada igual aos sábados, quando passeia com o seu adestrador. Logo cedo fica muito ansioso e anda constantemente do portão à porta da sala, num vai-vem até o Osmair chegar. Como sabe que é o dia do passeio?


  
Silvia proprietária do thórbem.


Osmair Manchope (Central Adestramento), comenta:


Sendo eu quem o adestrei há anos atrás e em seguida apenas fazia um passeio todos os sábados, depois de eu ter concluído especialização em formação de cão guia para deficientes visuais foi que tive a ideia em janeiro de 2012 de fazer um trabalho com o Thórbem par lhe dar melhores condições de locomoção dentro e fora de seu habitat.

Criei alguns comandos para serem usados durante os passeios para que eu conseguisse fazê-lo andar comigo e com seu dono futuramente pelas avenidas e ruas da cidade sem guia, (sem ser guiado) e sem colidir-se com obstáculos que encontrar pelos trajetos que são sempre diferenciados e aguardar para fazer a travessia de ruas no momento certo.

Fizemos apenas 10 aulas, Thórbem ainda não está pronto como quero que ele fique, mas tanto eu como os proprietários dele estamos felizes e emocionados com o desenvolvimento que ele vem demonstrando neste pequeno período de aprendizado, deixo claro também que não estou visando lucros nesta minha tarefa, é mais um desafio para minha profissão e os proprietários também vieram a ter conhecimento de que eu estava fazendo este trabalho a poucos dias quando fui apresentar-lhes o que o cão já havia aprendido.



-Data de nascimento: 01/10/2004

-Cidade de nascimento: Cascavel, PR

-Raça:labrador

-Pelagem: amarela

-Cidade onde vive: Astorga, PR

-Início do adestramento: aos 5 meses

-adestrador: Osmair Manchope (central adestramentos).

-Saúde: ótima

-Vacinas em dia.