Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PSEUDOCIESE

                      PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS SEXUAIS EM CADELAS
        
 A pseudocieses (prenhez falsa,prenhez fantasma, pseudoprenhez) envolve alterações hormonais compatíveis com a prenhez, que resultam em alterações psicológicas ou comportamentais.  Como os corpos lúteos secretam progesterona por aproximadamente 60 dias pós-ovulação em uma cadela , o estado hormonal durante esse período é o mesmo que para cadelas prenhes. Não se produz nenhum agente luteolítico aparente para terminar com os corpos lúteos na ausência de fertilização. Portanto,a pseudociese pode ser considerada para os cão.
As alterações físicas e comportamentais  associadas tem um escopo bastante amplo variado de nenhuma até as equivalentes de uma prenhez . Podem-se incluir nessas alterações nervosismo, proteção de área, fazer ninho, distensão abdominal, desenvolvimento de glândulas mamárias com ou sem lactação,sinais externos de parto,auto-amamentação, e proteger ou carregar um brinquedo ou outro objeto adotado.
Após uma prenhez verdadeira, o comportamento retornará ao normal em 4-8 semanas quando a amamentação parar.Como os comportamentos de pseudociese são típicos de comportamentos normais que começam ao redor do momento em que os níveis de progesterona diminuem, é  razoável esperar que se possa precisar de até 8 semanas para alteração de pseudociese pararem gradualmente. Tanto quanto 75% das cadelas intactas não-prenhes exibirão  alguns desses sinais pós-estero.
Muitos proprietários querem que os com portamentos em comuns parem,mas até que a resposta corporal do cão às alterações hormonais cumpra seu curso, o melhor tratamento é nenhum tratamento. Os progestágenos pararam os comportamentos de pseudociese através de uma colocação da cadela novamente em "prenhez" . O lado inferior desse tratamento é que em cada uma vez que ele termina, os sinais de pseudociese retornam em 10-15% dessas cadelas. Uma ovário-histerectomia de 3 meses após o estro também pode pode resultar em uma queda acentuada na progesterona e sinais de pseudociese, incluindo lactação, por volta de 4 dias pós-cirurgia. Uma histerectomia sozinha pode prolongar a atividade luteal  pois não ocorre mais nenhum mecanismo de retroalimentação uterina. Sugere-se que esse cirurgia seja adiada em pelo menos 3 meses do estro. Os cães exibem sinais de pseudociese desenvolvem piometria menos frequentemente que os que não fazem.

BONNIE V. BEAVER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário